15 de agosto de 2008

A caixinha que mudou o mundo...

Posso afirmar que estou relativamente satisfeito uma vez que na minha zona houve um problema qualquer e a tvi foi-se :) digamos que tenho uma televisão no quarto.. e como o quarto não é só meu e não ligo muito a ver televisão lá tenho que gramar um bocado..

A maior perda para a juventude daqui é mesmo os "Morangos com açúcar"




E ao que parece vão estrear uma série nova... "Rebelde Way" desta vez na SIC... E não pude deixar de reparar pormenor inquietante... Uma personagem dessa nova série afirma que quer 'engatar' o maior número de 'gajos' e queria chegar aos 300..

Ok isto faz-me pensar um bocado no estado em que está a nossa televisão.. Lembro-me de há uns tempos haver um surto de miúdas que faziam strip pela internet através da webcam em troca de carregamentos no telemóvel, e eu como inculto que sou por não acompanhar as novelas não fazia ideia do que raio se tinha passado para de um momento para o outro a 'canalha' começar a fazer isso.. Depois passado uns tempos contaram-me que ao que parece numa telenovela, nomeadamente os morangos, uma miúda fez isso.. Só para vermos o quão educativa é a nossa televisão..

E agora o quê?? Vamos ver as miúdas ao despique a ver quem 'engata mais gajos'?? A televisão influência a nossa sociedade, principalmente os mais novos que são mais influenciáveis, mas não só! Quantos de nós não formulam a sua opinião acerca de determinado assunto com base única e exclusivamente no que vê na televisão?

Seria sensato portanto culpar as estações de televisão por o actual comportamento dos mais novos.. Mas só têm metade da culpa.. Se a televisão transmite determinada matéria e esta não é aceite pelo espectador.. Graças a Deus ainda temos um comando e um botão de on/off.. Portanto a televisão só passa aquilo que supostamente nós queremos ver.. o que tem mais audiência..

Todo este processo é mais complexo do que parece.. a televisão altera a sociedade e como um ciclo infinito a sociedade altera a televisão.. de maneiras que a televisão só passa sempre aquilo que queremos ver.. porque o que não tem audiências deixa de passar.. o que continua a passar é porque a sociedade assim o permitiu, então a televisão vai moldar a sua programação à sociedade actual.. E não culpem a televisão pelos actos dos vossos filhos.. dos vossos irmãos mais novos ou de qualquer outro amigo ou conhecido... Porque a televisão reflecte a nossa sociedade, e por sua vez a sociedade reflecte o que vê na televisão!

Muitos dizem que a solução é não comprar televisão para o quarto dos filhos... Mas isso acaba por não resolver porque o que nos é transmitido pela televisão acaba por ser partilhado com quem não vê.. pois altera as nossas opiniões o nosso modo de estar etc.. que inconscientemente transmitimos aos amigos e pessoas mais próximas...

Como ferramenta poderosa que é... é tornar a televisão mais educativa.. como a sociedade tem a capacidade de moldar a televisão.. também a televisão tem o poder de moldar a sociedade..

Posto tudo isto... só tenho mais uma coisa a dizer.. Espero que continue a não funcionar aqui a televisão.. pelo menos enquanto não transmitirem algo de 'jeito' não deixa pena nenhuma... A televisão pelo menos para mim tem fim a vista.. porque agora com a internet vejo só o que quero, quando quero... não preciso de aturar publicidade e programas de 'merda' na televisão...

O comando é meo e acabo por aqui! xD

Seguidores