7 de março de 2009

Ai liberdade para que te quero...

Bem, já quase que me esquecia que tinha aqui este blogzinho mas vá, hoje passei por aqui e lembrei-me de um tema para falar.. É sempre bom ter aqui o cantinho para mandar umas berlaitadas porque é sempre um monólogo e sendo assim tenho sempre razão, que todos queremos ter xD..

Bem offtopic a parte, esta semana que passou foi das primeiras do semestre, logo apresentações das unidades curriculares e informações dos métodos de avaliação como de costume, e tivemos oportunidade de escolher o método de avaliação a ser usado este semestre, em que a única diferença entre os dois métodos era os prazos de entrega dos trabalhos, isto é, num dos métodos tínhamos 3 fases de um trabalho para fazer a entregar a qualquer altura, desde que fossem todas entregues antes da data final. No outro método também 3 fases do mesmo trabalho para fazer mas a entregar em 3 datas limites, uma por cada fase, sendo assim a única diferença entre um método e o outro é que num temos prazos e somos penalizados se não os cumprirmos e no outro não.. E toda a gente votou no método com prazos, não havendo uma única alma a escolher o método sem prazos..

À primeira vista pode parecer absurdo, dando-nos a hipótese de escolher entre ser obrigado a fazer nos termos que nos dizem ou fazermos como quisermos.. E este tipo de situações acontece o tempo todo, o que me leva a pensar se o que as pessoas realmente querem é a liberdade! Liberdade dizem elas, que todos nós merecemos, que todos queremos, mas será isto realmente verdade? Será que algum de nós será livre alguma vez? E será que algum de nós quer ser realmente livre?.. Todas as pessoas precisam de se sentir obrigadas a fazer alguma coisa, precisam de sentir que são castigadas ou penalizadas se não o fizerem, precisam de sentir que não podem fazer o que querem, porque quando sentirmos que podemos fazer o que quisermos quando quisermos, o caos instala-se.. O segredo para a liberdade global, de toda a sociedade só é possível quando cada um de nós prescinde da sua liberdade para tornar o mundo equilibrado..

Todos precisamos de nos sentir responsáveis pelos nossos actos, para os pudermos controlar e decidir com base nisso, como no exemplo da faculdade que apresentei, todos temos que nos sentir responsáveis por aquilo que fazemos e neste caso particular, pelo que não fazemos também :)



Uma boa ferramenta para tudo isto funcionar é a religião, que é algo que surge na necessidade de sentirmos que existe alguém superior, alguém que nos ordena, que nos castiga e que nos salva e que temos de tomar decisões com base no que Ele nos manda para não sermos castigados nem prejudicados.. Esse sentimento é essencial para sermos responsáveis e abdicarmos da nossa liberdade pessoal em prol da liberdade da sociedade..

Querem uma sociedade livre, comecem por ser responsáveis..

E pronto, foi isto, mais uns pensamentos altamente complexos e reflexão sobre o que me rodeia, apesar de gostar de ter razão pedia a quem não tiver de acordo ou tiver uma outra opinião a dar a deixar o seu commentzinho :p (lá estou eu na esperança de que existe alguém por aí a ler isto xD)..

Um abraço e até uma próxima..

Seguidores