12 de outubro de 2011

O crime compensa

Muitos são os exemplos que podemos encontrar em que o crime compensa. Na minha perspectiva, cada vez são mais. Temos os políticos que saem impunes depois de roubarem milhões. Temos o Zé Povinho que foge aos impostos e ainda se orgulha disso. Temos o aluno que copia e saca altas notas. Enfim..uma infinidade de fraudes e pequenas fraudes que facilitam a vida a muita gente.Mas do que quero falar aqui é dos crimes que começam logo no seio familiar e que, efectivamente, compensam!

Nenhum pai gosta (penso eu) de filhos que fazem birras e se armam em rebeldes com a máxima 'eu quero, posso e mando!'. Mas a verdade é que acabam por beneficia-los quando comparados com o irmãozinho que aceita tudo e nunca gera confusões. Ao longo do crescimento o irmãozinho calmo vai percebendo a diferenciação com situações similares a 'ah! não podes fazer isto ou aquilo porque senão o teu irmão chateia-se', 'arruma lá isso que não me apetece chatear o teu irmão para arrumar', 'hoje ficas em casa em vez de passeares connosco porque não cabes no carro, e o teu irmão tem que ir senão chateia-se', 'empresta lá essas coisas ao teu irmão, não sejas invejoso!'(escusado será dizer que o irmão rebelde não empresta nada e esconde tudo para ele)...Para além destas situações, ainda há aquelas em que os pais dão tudo o que o irmão rebelde pede, senão ele não pára de embirrar. Conheço situações em que os pais oferecem uma casa nova ao filho rebelde (!!!) só para não o terem que aturar. É incrivel o rol de vantagens que se pode ter sendo rebelde e mimalho! É também, impressionante, como nunca ficam mal, saem sempre por cima!

Mas e quando se coloca estes individuos na vida extra-familiar? Obviamente vão ter as mesmas atitudes em casa, porque aprenderam que elas são benéficas! E como imaginam, não dá muito bom resultado...
Em psicologia dá-se que os familiares são os primeiros modelos da criança. Logo, os pais vão ser os que mais influenciam nos primeiros aninhos de vida. Se os pais estimulam dado tipo de comportamento dos filhos, não podem esperar obter outro! A verdade é que a maioria dos pais só olha a curto prazo. O filho está a ser chato e rabugento, então vamos fazer o que for preciso para cala-lo. O problema é que a longo prazo esta atitude dos pais revela-se um falhanço, porque criam um monstrinho embirrento e insaciável! 

Os pais só querem paz, é mais que certo! Mas se no filho rebelde estimulam a continuar a ser birrinhas, no filho calmo estimulam o começar a sê-lo..porque o que vê é que o crime compensa!










Seguidores